segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Em Português é que a gente se entende

Por vezes dou por mim a pensar em factos absolutamente estapafúrdios e, como este me parece o local próprio para tal, vou partilhar com vocês o meu pensamento: Expressões do nosso Portugal.
Muitas são as expressões que toda a gente utilíza no dia-a-dia mas, na realidade, penso não terem matutado convenientemente sobre as mesmas. Por exemplo, decide-se ir ao restaurante almoçar e o que se escolhe da ementa: "Bacalhau à Zé do Pipo". Começa o problema. E as questões parvas, já agora. Para começar, quem é o Zé? e o Zé tem um Pipo? o que é um pipo? e já agora, será o "pipo" dos morangos com açucar"? É porque se for, entramos noutro grau de conversação.
Reparem no seguinte caso: Alguém enfarda um bacalhau à Zé do Pipo. Muito bem. Segue-se a fase do arroto e do palito. De seguida, vira-se para o empregado e diz:"Bem, comi à grande e à francesa!" O que é isto? e porqué os francius sempre metidos ao barulho? Alguém sabe se houve um francês que enfardava ao almoço que se fartava? Mas porqué um francés se foi um tuga a enfardar? quem souber que se acuse, pois o dilema aqui entre os "putos" é grande. Peço ajuda aos anciãos.
Já agora, isto é um suponhamos. Vou a conduzir, sendo que do outro lado da estrada, está um outdoor da flor, vulgo luciana Abreu. Acto contínuo, por pouco não me espeto contra um poste, escapando no ultímo segundo. Nesse mesmo instante, penso para mim: "xiça, foi rés vés Campo de Ourique." Porqué campo de Ourique?
Por falar em lingua portuguesa e porque, aqui nos "putos", gostamos do lema, "o que é nacional é bom", aqui vai a sugestão musical do presente post: Hip-hop tuga por parte dos SP&Wilson. Fica aqui o Link da música "free speech", no you tube, para quem quiser divertir-se um bocado. E já agora, para quem goste de bola, futebol, peladinha, ou simplesmente arte de mexer com a redondinha, apreciem o baile de Nani durante o jogo Manchester United vs Arsenal, neste link.
Continuação e bem hajam.

4 comentários:

Anónimo disse...

A cena do campo de ourique deve-se provavelmente ao facto de campo de ourique ficar no limite da cidade de Lx, e como tal é mesmo no limiar da fronteira (claro que agora a cidade já alargou muito tendo a fronteira passado para outros sitios).
À grande e à francesa deve-se ao facto dos francius serem uns grandes fdp que invadiram o país e andaram a encher às nossas custas.
O Grande zé do pito foi um taberneiro da invicta que inventou uma receita de bacalhau muito boa. Zè do pipo porque o gajo vendia vinho de uma pipa claro está. (esta do ze do pipo é inventada pois nao faço puta ideia da razao do nome)

Sr. Bastonário disse...

Para quê a Wikipedia quando temos leitores destes? Brilhante.

Anónimo disse...

Campo de ourique porque foi até onde a destruição chegou em 1775.. Realmente ver o Quem Quer ser Milionario traz beneficios.

Sr. Jurista disse...

Continua pois, o enigma em relação à expressão "Zé do Pipo".

Quem quer ser milionário?