quinta-feira, novembro 22, 2007

Certo Dia, Em Vale de Cambra...

Embora o tempo, esse chupista, não esteja do meu lado, não posso deixar de vir aqui dizer umas palermices, perdão, tecer umas ponderadas considerações sobre um dos assuntos mais inquietantes da actualidade portuguesa.
O Correio da Manhã, essa verdadeira instituição da informação de qualidade em Portugal, tinha na capa de ontem uma notícia perturbante: um grupo de jovens de Vale de Cambra ia cometer suicídio colectivo, mas foi impedido a tempo pela GNR.
Há vários pontos que gostava de realçar nesta notícia. Em primeiro lugar, tenho sérias dificuldades em pôr o acento no “i” na palavra “notícia” e o Word insiste em colocar um tracinho vermelho debaixo da palavra, algo que interfere com a minha linha de raciocínio e faz com que eu me disperse como estou a fazer neste preciso momento. Em segundo lugar, o modo como a noticia foi apresentada não é inocente. Segundo o CM, os jovens foram “aliciados pela Internet”. A Internet apenas foi o meio. Não a causa do aliciamento. Mas confundir velhinhas é sempre engraçado. Já a mulher-a-dias da minha Avó sempre foi contra a “Tramet”, e eu agora começo a dar-lhe razão.
O outro ponto que gostava de comentar é o facto de um jovem de catorze anos fazer a seguinte declaração no referido jornal: “Também já me cortei e sei de outros que o fizeram. E daí? Qual é o problema?”. O problema, meu jovem confuso, é haver alguém que diga anormalidades de um calibre tal que até eu tenho sérios problemas em qualificar e há que ter em atenção que eu costumo ser bastante preciso na qualificação e categorização de estupidezes como essa. O problema é que estás a cortar o local errado. E o utensílio também não deve ser o mais adequado. Em vez de um simples x-acto tenta com uma serra eléctrica. Dá um bocadinho mais nas vistas, mas com o tempo a ferida sara. E depois remata com a bonita frase: “Toda a gente desta idade pensa, em alguma altura, em suicidar-se”. Exacto. É em suicidar-se e em generalizar as idiotices que fazemos. Eu, no 9º ano, entre dois jogos de Championship Manager ou de futebol na rua, geralmente também pensava em suicidar-me. Era algo do género “Talvez não devesse ter posto o Signori a segundo avançado mas sim o Boksic e o Casiraghi lado a lado, com o Fuser a apoiar pela direita. Bom, agora é tarde porque vou me suicidar. Ah não, hoje não dá jeito porque logo à noite dá o Benfica, que maçada.” Como eu o compreendo.
Vá jovem, anima-te. Como prova da minha solidariedade, e aproveitando a dica para transitar suavemente para outro assunto marcante da actualidade, deixo aqui um desafio para ti. Olha para estas duas fotos, toma atenção, e responde à seguinte questão: Quem é o Burro?


(Dica: a imagem da direita é uma mula)

Sem comentários: